(11) 3868-6970

Logo-intertox-cor.png (3)

SSO – ACGIH 2023: Atualizado os limites de exposição ocupacional e indicadores biológicos de exposição

SSO – ACGIH 2023: Atualizado os limites de exposição ocupacional e indicadores biológicos de exposição

Você sabia que algumas substâncias químicas possuem Limites de Exposição Ocupacionais (LEO) e/ou Indicadores Biológicos de Exposição (IBE) que devem ser avaliados e acompanhados pela equipe de segurança do trabalho responsável? 

Os Limites de Exposição Ocupacionais são valores unificados que buscam restringir a concentração de substâncias nocivas no ar, protegendo o trabalhador contra os efeitos nocivos causados por agentes químicos. Já os Indicadores Biológicos de Exposição é a concentração máxima/segura de uma substância, um metabólito desta ou uma atividade enzimática, quantificados no sangue, na urina ou em outra matriz biológica do trabalhador, de modo a não prejudicar a saúde dos trabalhadores.

No Brasil estes limites/indicadores são descritos nas Normas Regulamentadoras NR 7 e NR 15 (Normas Regulamentadoras n° 7 e n° 15) respectivamente, porém, por apresentarem um número bem menor de substâncias listadas e não serem atualizados frequentemente, a ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Higyenists) é a referência mais utilizada pelas emrpesas brasileiras, mesmo porque conforme o item 9.6.1.1 presente na NR 9 (Avaliação e Controle das Exposições. Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos), na ausência de limites de tolerância previstos na NR 15 e seus anexos, devem ser utilizados como referência para a adoção de medidas de prevenção aqueles previstos pela ACGIH.

Inclusive, conforme estabelecido pelo Ministério do trabalho, caso os limites ocupacionais listados na NR 15 sejam ultrapassados, o trabalho é considerado insalubre e os adicionais devem ser aplicados.

Em 2023, como ocorre anualmente, a ACGIH® realizou as atualizações para os TLV (Threshold Limit Value)/LEO e BEI (Biological Exposure Indices)/IBE. Confira as principais alterações desta revisão:

TLV-CS:

– Endotoxinas NIC foi proposto;

– O glifosato foi adotado com uma designação cancerígena A4 (Provavelmente não carcinogênico para seres humanos);

– Terciário butil hidroperóxido NIC foi proposto com uma designação cancerígena A2 (Provavelmente carcinogênico para seres humanos).

BEI:

– BEI dos xilenos foi reduzido.

PAC:

– As revisões propostas para o Infrasound and Low-Frequency Sound TLV atualizaram a tabela de TLVs e a literatura citada

O acesso a esta publicação não é gratuito e pode ser encontrado através do link: https://portal.acgih.org/s/store#/store/browse/cat/a0s4W00000g02f3QAA/tiles

Com a  Intertox, você garante a documentação com os limites de exposição atuais no conteúdo dos documentos. 

Nathália Baccari e Amanda Chiarotti 

Documentação de Segurança

SSO – ACGIH 2023: Atualizado os limites de exposição ocupacional e indicadores biológicos de exposição