17º Congresso de Atuação Responsável


No mês de Agosto, São Paulo sediou o 17º congresso de Atuação Responsável da Associação Brasileira da Industria Química (ABIQUIM), onde nesta edição recebeu um público recorde contando com a profissionais da indústria, órgãos governamentais, ONG’s, sindicatos.

O evento teve como tema central a “Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”, onde foram promovidos diversos debates com temáticas relacionadas.

Os temas dos maiores debates foram:


– Modelo regulatório para uma melhor gestão segura de substâncias químicas;

– Controle de emissões e contribuição da química para a qualidade do ar;

– Interação das indústrias com as comunidades e a sociedade;

– Diversidade e estocagem segura de produtos químicos;

O evento contou com a participação de agentes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços onde também contou com a participação ativa dos Agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

No local também obtivemos a participação da coordenadora-geral de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Letícia Reis Carvalho, que representa o Brasil na Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM) e as novas metas do fórum. Abrangendo o tema tivemos a participação do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), coordenador do tema Saúde e Segurança do Trabalho da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) elogiou fortemente os trabalhos da indústria química na busca pela sustentabilidade e a responsabilidade do setor com o meio ambiente e com a segurança de colaboradores e comunidades.

O evento contou com apresentações de cases de sucesso como foi apresentado pelo presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, o “Manual Perda Zero de Pellets”, que está disponível para download no site www.porummarlimpo.org.br.

 O coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim, Weber Porto, também marcou presença e apresentou o “Benchmarking de Sustentabilidade da Indústria Química”, estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, que identifica os temas econômicos, sociais e ambientais mais relevantes para a indústria química nacional e internacional.

E um grande momento do evento foi quando o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, deixou claro o apreço e satisfação pelos trabalhos executados pelos colaboradores da indústria química, dos membros dos Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs) e dos jornalistas, que cobrem as atividades da associação. “A Abiquim é uma entidade em que ongs, sociedade, políticos e jornalistas devem se sentir à vontade para debater os temas de interesse da sociedade brasileira, queremos ser uma entidade aberta, onde todos podem discutir com honestidade os desafios e oportunidades da indústria química”.

Este evento promovido pela Abiquim, tem suma importância pois define novos conceitos e discussões a serem realizadas nos processos da indústria química, exigindo sempre de seus profissionais que atuem pensando fora do contexto processo e trazendo visão de sociedade, meio ambiente e colabores como prioridade em suas agendas.

Henrique Zubcov Ferreira

Henrique Zubcov Ferreira

Gestor Ambiental formado pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), graduando em Engenharia Química nas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC). Membro da Comissão de Estudo Especial de “Avaliação da Qualidade do Solo e Água para Levantamento de Passivo Ambiental e Análise de Risco à Saúde Humana” da ABNT (CEE-068). Gerente de meio ambiente na Intertox.